Era uma vez um velho camponês que certo dia decidiu ir no castelo do rei falar para o rei que a sua filha sabia transformar palha em ouro, o rei ficou fascinado ao saber disso e convidou a filha do pobre camponês para ir até lá. Quando a filha do pobre camponês chegou lá o rei tranca ela em quartos cheios de palha, para que ela transforme toda a palha em fios de ouro, de repente quando ela se vê sem saída um velho duende aparece e fala que pode a ajudar, mas só se ela der algo em troca, então ela dá seu colar de ouro, e na manhã seguinte acorda deitada em uma imensidão de fios de ouro. Então o rei decide a prender em um quarto maior, com muito mais palha, para que ela transforme tudo em ouro, ela fica mais triste e sem saída e chama o duende para a ajudar, então ele aparece pedindo mais coisas em troca, e ela resolve dar seu ultimo bem precioso: Um anel de ouro, ele aceita e na manhã seguinte ela acorda novamente deitada em uma imensidão de fios de ouro.
O rei não satisfeito à prende no maior quarto do reino, com mais e mais palha, então ela começa a chorar e chamar o velho duende, que aparece novamente pedindo algo muito mais valioso que um anel de ouro! A sua primeira filha menina, ela aceita e começa a dormir, e novamente acorda deitada em cima de fios de ouro, então o rei convoca toda a sua família para um comunicado real, quando todos estão na sala central do reino, o rei a pede a filha do camponês em casamento e o pai da pobre moça, fica muito feliz e surpreso e dá as bençãos ao futuro casal real; e a pobre moça fica feliz por saber que vai se transformar em uma rainha rica e poderosa.
Alguns meses depois ela fica gravida, e quando sua filha nasce o duende reaparece pedindo para que ela cumpra o combinado! Ela não aceita e fala que não vai entregar a sua filha para ele! Então ele fala que ela tem uma condição para não à entregar a sua filha para ele: Adivinhar o seu nome, se não ele lançará uma maldição para a filha da rainha, que no caso é ela, ela fica espantada e começa a dizer centenas de nomes, mas nenhum está certo, então o velho duende fala que ela só tem mais um dia para tentar adivinhar seu nome, se não ele irá lançar a maldição e ela fala que vai tentar se esforçar o máximo no outro dia, para que nada aconteça com a sua filha.
Naquele dia mais tarde, o duende sai do reino e a rainha decide o seguir até sua casa que ficava no meio da floresta encantada, quando ela chega lá encontra vários outros duendes cantando, dançando e bebendo uma bebida muito esquisita na casa do duende que queria a sua filha. No final da noite, quando todos os duendes estão saindo da casa dele, um se despede e fala: 'Boa noite Rumpelstiltskin' e ela fica repetindo o nome do velho duende para não esquecer aquele nome tão estranho!
Na manhã do dia seguinte, é o ultimo dia para ela tentar adivinhar o nome do duende, e quando o duende chega no reino ele logo pede para ela entregar a sua filha, mas ela fala que ainda tem algumas chances para adivinhar seu nome, ela fala vários nomes, mas chega um momento que ela chega muito perto do nome dele, e logo em seguida ela fala: 'Seu nome só pode ser Rumpelstiltskin!' e o velho duende fica muito assustado e começa a gritar e a desaparecer, como farinha jogada ao vento! Ela sai correndo até a sala central do reino, para ver se sua filha ainda estava lá! Quando ela chega, ela encontra sua filha, seu pai e seu marido, o rei brincando com sua adorável filha! Ela beija o rei e senta ao lado dele no trono real, com sua filha nos braços.
E todos viveram felizes para sempre!
Veja 51 fotos do conto:
LEIA MAIS SOBRE O CONTO RUMPELSTILTSKIN CLICANDO AQUI!