terça-feira, 12 de julho de 2016

O Rouxinol


Essa história aconteceu à muitos anos e é exatamente para não ser esquecida que está sendo contada agora. Como vocês sabem, na China, o Imperador era chines e todos que viviam ali, também eram chineses, mas muito poucos tinham permissão de olhar para o Imperador. Naquela época o palácio do imperador era o mais lindo do mundo. Todo feito de uma porcelana raríssima de preço exorbitante, mas tão frágil e delicado que era preciso muito cuidado para transitar por ele. 
Em uma manhã calma e normal, os empregados do Imperador estavam cumprindo uma ordem dada a eles: prender pequenos sininhos de prata nas flores mais belas, para que ninguém passasse sem as perceber. Em um momento a ajudante de cozinha do Imperador estava passando com pressa pelo jardim e ouviu o barulho dos sininhos das flores e parou para dar uma olhada, um empregado do Imperador perguntou porque ela estava com tanta pressa, ela rapidamente respondeu que estava levando os restos de comida da mesa do Imperador para sua mãe que estava doente. Um dos empregados a questionou porque não levava um pouco de chá mágico para ela, a ajudante de cozinha ficou curiosa e pediu como poderia arranjar chá mágico. O homem respondeu que quando a lua estivesse cheia ela deveria cavar uma raiz e deixar receber um único raio de luar e que assim o chá que ela fizer terá poderes mágicos. A ajudante de cozinha pediu onde ela encontraria essa raiz maravilhosa, o homem rapidamente respondeu que ela deveria ir a floresta e chamar as fadas Primola e Amor Perfeito e que elas lhe mostrariam a raiz maravilhosa. Naquela mesma noite ela foi até a floresta procurar pelas fadas, começou a chamar por elas, até que as fadas apareceram e disseram que só a ajudariam se ela falasse se as acha bonitas, a ajudante disse que de longe elas eram as fadas mais belas que já tinha visto em toda a sua vida. Logo as fadas mostraram a raiz magica para a mulher. Ela cavou e encontrou a raiz, ergueu-a até que ela fosse tocada por um pequeno raio de luz do luar e logo depois guardou a raiz em uma cesta. Quando o Rouxinol começa a cantar, o Ginseng adquire o máximo de seus poderes mágicos. Foi com essa raiz que a ajudante de cozinha curou sua mãe doente. Naquela época a floresta se estendia até o mar azul e numa arvore, bem na extremidade, vivia um Rouxinol, a ajudante de cozinha foi andando até encontra-lo, quando o viu ficou admirada com a beleza do canto do pequeno passarinho, mas o estranho é que na corte, ninguém, nem o Imperador tinham ouvido falar do Rouxinol, porque nenhum deles, nem o próprio Imperador, jamais saia do palácio. 
Naquele mesmo momento, no palácio, o Imperador estava junto a corte para compartilhar seus pensamentos, mas naquela noite o Imperador de toda a China estava estranho, ele falou que parou para ler o que os viajantes escreviam sobre seu palácio e disse que teve uma surpresa: em um dos poemas, ele leu sobre um Rouxinol e seu primoroso canto, o Imperador evidentemente não sabia de nenhum Rouxinol, e ordenou que encontrassem o Rouxinol e o trouxessem para seu palácio, se não todos seriam punidos. Na hora todos da corte começaram a procurar informações sobre o famoso passarinho, eles correram por todo o palácio em busca de alguém que soubesse onde encontrar o tão desejado Rouxinol, mas quase todas as respostas eram insignificantes, até que encontraram os jardineiros do palácio que disseram que conheciam uma pessoa que daria respostas sobre o Rouxinol, eles foram levados até a simples ajudante de cozinha, que disse que os ajudariam a trazer o Rouxinol até o seu Imperador. Todos foram imediatamente atras da ajudante de cozinha, que os guiou até o meio da floresta, onde encontraram o passarinho cantando, quando ouviram o seu doce canto ficaram maravilhados, pois nunca tinham ouvido algo tão agradável aos ouvidos, logo pediram para que o Rouxinol fosse até o palácio cantar para o Imperador, o lindo pássaro ficou animado e foi voando até o palácio, e todos os outros foram correndo atras do passarinho que voava muito rápido.
Quando todos chegaram na sala onde o Imperador estava esperando pelo Rouxinol, falaram cheios de orgulho que tinham encontrado o pássaro, em seguida o passarinho começou a cantar, emitindo notas tão doces e suaves que o Imperador ficou deslumbrado com seu som que pediu o que o pequeno passarinho escolhesse uma recompensa por tocar no seu coração com apenas seu canto, o Rouxinol disse que desejaria que o Imperador desse algo a todos do seu reino e imediatamente o Imperador ordenou que trouxessem o tesouro e dessem uma esmeralda a cada pessoa que lá vivia. Tudo ia bem no império e o Rouxinol se tornou muito popular pelo reino, ele trazia alegria para todos os lugares que ele passava, mas em uma manhã tudo poderia mudar. O Imperador tinha acabado de receber um lindo presente do Imperador do Japão: uma caixinha de música com o formato de um pássaro, feito todo de ouro e cheio de pedras preciosas em seus detalhes, todos ficaram encantados com o novo pássaro do rei, que propuseram um dueto entre o velho passarinho e o novo, os pássaros cantaram cada um em seu estilo, ambos muito diferentes, logo depois de acabarem as pessoas que estavam por ali começaram a falar os defeitos e diferenças entre o velho rouxinol e o novo feito de ouro, menosprezando o passarinho tão raro, ouvindo isso o pequeno Rouxinol voou para longe do palácio. Todos falaram tão mal do Rouxinol que o Imperador decretou que não queria mais ver o velho passarinho, apenas o novo de corda. 
Desde aquele dia o Imperador começou a sentir a falta do velho passarinho que sempre cantava músicas diferentes e tocantes, certa noite quando o Imperador estava ouvindo o canto do passarinho de ouro percebeu algo diferente no seu canto. O passarinho artificial começou a desafinar e quebrou, caindo algumas de suas peças e suas pedras preciosas. O Imperador estava cansado do som daquele pássaro e decidiu ir sozinho até o jardim ver a natureza e observar as borboletas voarem, quando de repente a ajudante de cozinha passou por ali e levou um susto tão grande que caiu no chão, ela tinha acabado de ver o Imperador, logo ela pediu milhares de desculpas e falou que não sabia que o seu Imperador estava por ali, o Imperador confuso perguntou o porque de ela estar daquele jeito, ela respondeu que não podia olhar para o Imperador e que isso nunca mais iria acontecer de novo. Como o Imperador era muito sábio ele permitiu que ela o olhasse e prometeu que ela não seria punida por isso, ele falou que já tinha a impressão de já ter visto ela uma vez e a ajudante de cozinha respondeu que recentemente o primeiro ministro tinha permitido que ela o visse jantar, depois disso a ajudante declarou que estava triste por saber que o Rouxinol fora banido do palácio, o Imperador estava estranho disse que estava com frio naquele momento, rapidamente a ajudante de cozinha deu seu chale para o Imperador se aquecer, e isso funcionou, ela disse que o chale foi feito com amor por sua mãe, o Imperador ficou um pouco pensativo e deixou ela ir. Logo após a ajudante de cozinha sair de perto do Imperador, ele desmaiou e caiu no chão. Ele não estava passando bem, imediatamente chamaram os médicos reais para avaliar a situação do Imperador.
Logo depois de um tempo, os médicos trouxeram as noticias sobre a saúde do Imperador: ele não estava nada bem, e provavelmente teria apenas mais alguns dias de vida. Todos no reino foram avisados sobre isso, e todos ficaram tristes, menos um, o primeiro ministro não ficou triste e achou uma oportunidade de realizar seu desejo de tomar o lugar do Imperador. Quando a simples ajudante de cozinha soube disso foi desesperadamente para a floresta procurar as fadas Primola e Amor Perfeito, procurou por todo canto e não as encontrou, então decidiu ir atras do Rouxinol que tanto alegrava o Imperador, chegou até o Rouxinol com lágrimas nos olhos e contou o que estava acontecendo com o Imperador e falou que apenas ele poderia confortar os últimos momentos de vida do Imperador na terra. O Rouxinol sabendo disso falou que teria prazer de cantar para alegrar o Imperador nesse momento tão triste de sua vida e foi correndo até o palácio, quando chegou lá, o Imperador já estava de encontro com a morte e não tinha muito tempo, pois estava muito fraco para aguentar mais um pouco, a morte em pessoa estava perto do Imperador da China, com uma grande espada em suas mão pronto para leva-lo até o fim de sua vida, vendo isso o Rouxinol começou a cantar o mais alto que pode, o canto do Rouxinol era sobre um antigo cemitério onde cresciam rosas brancas, onde as arvores mais velhas perfumavam o ar e onde a grama fresca era regada com as lágrimas dos que sofriam, isso chamou a atenção da morte que virou para o Rouxinol, mas nesse exato momento o pequeno passarinho parou de cantar e disse que só continuaria se a morte o desse a espada com que iria tirar a vida do Imperador, a morte exclamou que era sobre seu jardim que ele estava cantando e que estava com saudades de lá, foi falando isso que a morte foi desaparecendo pouco a pouco do quarto escuro onde o Imperador estava. Logo o Imperador acordou e agradeceu profundamente o Rouxinol que salvara a sua vida da morte, também pediu desculpas por ter banido o pobre passarinho do seu palácio. O Rouxinol perdoou o Imperador e disse que só estava ali por que a ajudante de cozinha o chamou aos prantos no meio da floresta contando o que acontecia com a vida do Imperador. Na hora o Imperador parou para pensar em suas ações, o querido Rouxinol então decidiu cantar para o Imperador voltar a dormir e ficar mais forte para se recuperar de sua fraqueza. 
No dia seguinte o Imperador acordou mais forte do que nunca e logo foi conversar com o Rouxinol, que cantava ao lado de sua cama uma doce canção. O Imperador contou que nunca tinha se sentido tão bem quanto naquele momento e também prometeu que iria quebrar o passarinho mecânico, o Rouxinol o aconselhou a cuidar dele como antes, sem raiva ou rancor e que sempre iria cantar sobre tudo para o Imperador, sobre o bem e sobre o mal, mas desde que ele fosse gentil e o deixasse livre para ir e vir. O Imperador mudado concordou. 
E assim com a ajuda do sábio Rouxinol e da amorosa ajudante de cozinha o Imperador governou a toda a China durante muito tempo e todos os seus súditos, desde os mais exaltados membros da corte até os mais humildes camponeses passaram a conhece-lo e ama-lo por seu espirito generoso e seu bom coração.


Veja 88 fotos do conto:

























































































LEIA MAIS SOBRE O CONTO O ROUXINOL CLICANDO AQUI!